domingo, 25 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 7/23

NÃO SE DEVE AMAR O MUNDO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:15 a 17

INTRODUÇÃO:

João está usando o mesmo o que Paulo disse em Colossenses 3:1 a 3, que diz: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”. Todos seguimos aquilo que amamos; desejamos aquilo que nos agrada; uma pessoa pode cultivar os desejos mundanos até que sua alma seja cativada pelo mundo.

EXAMINANDO OS TERMOS:
MUNDO: (1João 2:15)

Kósmos “Kósmos” é o termo grego. Não está aqui em foco o mundo físico e seus muitíssimos objetos. Nem se cogita não podermos apreciar a natureza criada por Deus. Não fala também da ordem geral da criação, o mundo dos universos. Não se fala também da humanidade, que algumas vezes é chamada de “mundo”. Fala-se aqui de um mundo ético e metafísico, que se corrompeu com os vícios, blasfêmias e a atitude em que se esquece de Deus.

Aponta, também, para o sistema do mundo, incluindo o cósmico (e não meramente o terreno), que é a revolta contra Deus. Este sistema cósmico está sob o poder do maligno. Quando alguém ama aos vícios deste mundo, torna-se escravo deste sistema mundano.

CONCUPISCÊNCIA: (1 João 2:16)
Epithumía “epithumía” é um dos termos gregos usado e significa: desejo forte, concupiscência. hedoné “hedoné” que significa: prazer, doçura. Óreksis “óreksis” que significa: desejo ansioso. Páthos “páthos” que significa: sofrimento, afeto. Em 1João foi usada a primeira palavra que citamos.

A definição do dicionário português é: apetite carnal desordenado.

SOBERBA: (1João 2:16)
A definição do dicionário português é: arrogância, orgulho desmedido, altivez, presunção, ufania, amor próprio excessivo.

EXAMINANDO O TEXTO:
Os cristãos devem amar os homens do mundo como Deus amou (João 3:16).

Nós não devemos amar o que o Espírito revela sobre o que está mal no mundo, como, por exemplo:

Os apetites malignos da carne (concupiscência da carne), manifestado em todos os desejos sexuais. A nossa consagração ao Senhor inclui, necessariamente, o corpo, pois é o nosso veículo de expressão neste nível. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

O materialismo avarento e transitório (concupiscência dos olhos). Incluem-se, também, à semelhança da anterior, os desejos carnais ilícitos e ilegítimos. Os olhos podem ser instrumentos de tentação. O olho observa o que lhe é agradável, levando a mente a cobiçar.

O orgulho da vida sem Deus (soberba da vida). É fazer o seu “eu” se tornar seu próprio deus. Gastar-se tudo quanto se possui (dinheiro e energias) para o próprio “eu”. Buscar apenas a glorificação própria, normalmente se manifestando como pessoas fanfarrãs, paroleiras e bazofeiras.

Estas coisas não procedem de Deus. E portanto, procedem do diabo, que governa este sistema mundano.

Nunca poderemos nos esquecer que estas coisas e o mundo passam, mas fazer a vontade de

Deus é que nos faz permanecer eternamente.

Aps. Bertoni e Alice – 25.6.2000

domingo, 18 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 6/23

A VITÓRIA SOBRE O MALIGNO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:12 a 14

INTRODUÇÃO:

João usa duas vezes nestes três versículos o termo “filhinhos”, que denota uma grande manifestação de verdadeiro afeto em relação ou aos seus filhos na fé (igreja) ou a novos convertidos. Ele já havia iniciado o capítulo 2 com a mesma expressão. Aliás, o apóstolo do amor tinha muito destes termos (amados e filhinhos usados muitas vezes em toda a carta). Toda esta ternura para nos dizer que temos vitória contra o maligno. Não queria assustar, mas, em amor, ensinar.

EXAMINANDO OS TERMOS:
FILHINHOS: (2João 2:1, 12 e 14)

Filiação é um termo sinônimo de “salvação”, pois somos salvos como filhos. João usa o diminutivo para dar um tratamento de carinho, a algo tão importante, o mais importante fato que pode acontecer em nossas vidas.

No grego temos 2 vocábulos para tratar de filiação:

Uios “Uios” que pode significar “filho por adoção”. Fomos adotados na família de Deus, através de Jesus Cristo, nosso irmão mais velho. “Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:15). Aba = é um termo aramaico, que denota intimidade no tratamento familiar, como, por exemplo, papai, papaizinho. Adoção, no primeiro século, era o meio pelo qual o pai adotivo escolhia um filho para perpetuar o seu nome e herdar a sua herança.

Teknos “Teknos” que tem o sentido de filho por geração natural. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome: ...” (João 1:12).

De qualquer forma os dois termos eram usados freqüentemente como sinônimos.
PAIS: (1João 2:13a)

No hebraico, ba “ab”, palavra que ocorre por cerca de 680 vezes no Velho Testamento. No aramaico “aba”, conforme vimos acima.

No grego, “pater”, que ocorre por cerca de 360 vezes no Novo Testamento. Está relacionada à raiz da palavra que significa “nutridor” ou “protetor”. Porém, no uso comum, havia muitas aplicações do vocábulo, como ao pai de uma pessoa, ao chefe de um clã ou nação, até cabeça espiritual dos mesmos, ou a um líder espiritual, ou alguém que ajuda a outrem para conseguir significativo avanço espiritual, como o originador de alguma organização, filosofia ou religião; e também era usado como título de honra e respeito, incluindo os nomes Pai, Filho e Espírito Santo. No caso do texto, são os idôneos na fé.

JOVENS: (1João 2:13b). São os fortes na luta contra o diabo e o mal (vide Efésios 6:10 a 18).
EXAMINANDO O TEXTO:

Aos novos na fé, e mesmo aos que já estão há tempo servindo ao Senhor, o pai espiritual está dizendo: Filhinhos, perdoados são os vossos pecados. Portanto, a vitória sobre o maligno é garantia irrestrita do Pai Celeste. No versículo seguinte ele acrescenta: “... porque conheceis o Pai (Celeste)”.

Aos amadurecidos na fé a experiência com Deus já lhes dava a certeza da vitória contra o inimigo: satanás e seus demônios. Reafirma no texto seguinte: conheceis aquele que existe desde o princípio (o nosso Deus e Pai).

Aos jovens: continuamente tendes vencido o maligno. E acrescenta: sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, no versículo 14. Reafirma, ainda: tendes vencido o maligno.

Aps. Bertoni e Alice – 18.6.2000

domingo, 11 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 5/23

O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO

TEXTO BÁSICO: 1João 2:7 a 11

INTRODUÇÃO:

João traz a estudo a prática do amor fraternal. Não está falando de algo simplesmente teórico, mas de coisa muito prática para nosso viver, dia a dia. Trás exemplo de amor prático, que é o antigo e o novo mandamento: amor fraternal.
EXAMINANDO OS TERMOS:
MANDAMENTO: (1João 2:7)

Preceito, prescrição, regra. Cada um dos preceitos do decálogo. Cada um dos preceitos da Igreja (catolicismo).

Jesus declarou que eram dois os principais mandamentos: "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:36 a 40).

Para o homem o cumprimento dos mandamentos é peso. Somente em Jesus poderemos cumprir toda a lei, que Ele já cumpriu em nosso lugar: "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus" (Mateus 5:19).

TREVAS: (1João 2:8)
Escuridão absoluta, noite, estupidez, ignorância.
É pelos olhos que vemos se há luz ou trevas. Portanto, nossos olhos devem estar preparados para viver fora da dimensão das trevas: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mateus 6:22 e 23).

LUZ: (1João 2:8)
Claridade emitida por corpos que não a possuem, mas que a refletem de outros. Qualquer dos objetos empregados como iluminantes (vela, lampião, lâmpada, etc.).

Em Jesus toda a expressão de luz se manifestou: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo" (João 1:4 a 9).

EXAMINANDO O TEXTO:
João falava à Igreja: "Amados" e, portanto, fala hoje para nós.

Ele não inovava nada e nem acrescentava nada àquilo que Jesus havia ensinado. Estava somente reafirmando todo o propósito de Jesus. Estava repetindo que desde o início lhes foi ensinado.

Ele estava, na verdade, relendo os ensinamentos de Jesus sob uma análise muito prática e profunda. De nada adiantava falar que amava, inclusive a Deus, se odiava a seu irmão. A luz, neste caso, não era real e não passava da mais profunda das trevas.

Para estar na luz, tem que amar a seu irmão.

Aps. Bertoni e Alice – 11.6.2000

domingo, 4 de junho de 2000

1ª CARTA DE JOÃO 4/23

O ADVOGADO JUNTO AO PAI

TEXTO BÁSICO: 1João 2:1 a 6.

INTRODUÇÃO: Deus deixou tudo pronto para sempre nos podermos manter ligados a Ele, mesmo pecando ainda. Lembre-se: Não somos pecadores procurando ser santos, mas, sim, somos santos, procurando não pecar.

EXAMINANDO OS TERMOS:
ADVOGADO: (1João 2:1)
No grego paraklhtov “parakletos” (= chamado para o lado). Somente é encontrado nos escritos de João. Lembre-se que João experimentou estar ao lado de Jesus, quando recostou a cabeça no seu peito, foi assim chamado para o lado de Jesus (João 13:25; 21:20). Agora Cristo está ao lado do Pai, pois foi chamado para o lado de Deus e mandou o “Parakleto”, o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, para estar conosco, habitando em nós. “Parakletos” é conjunção de duas palavras no grego: “para” = ao lado de e “kletos” = chamado.

Nos outros escritos de João (14:16 e 26; 15:26; 16:7), por se tratar da pessoa do Espírito Santo para estar ao nosso lado, a tradução sempre foi Consolador, pois alguém para nos consolar se coloca ao nosso lado.

Nesta carta, foi traduzido por Advogado pois é a posição de Cristo junto ao lado do Pai, intercedendo por nós. Nos termos jurídicos advogado significa: alguém que pleiteia a causa de outrem. O sentido no grego (parakletos) é também de alguém que exorta, defende ou ora em favor de outrem.

PROPICIAÇÃO: (1 João 2:2)
No hebraico rpk “kaphar”, que aparece por 27 vezes no Antigo Testamento. No grego existem 4 palavras: hislatérion “hislatérion”, que aparece em Romanos 3:25 e Hebreus 9:5; híleos “híleos” que aparece em Mateus 16:22 e Hebreus 8:12 (citando Jeremias 31:34); hiláskomai “hiláskomai” que aparece em Lucas 18:13 e Hebreus 2:17 (estas três traduzidas como propiciatório); e ilamov “hilasmos” = propiciação, que aparece em 1João 2:2 e 4:10.

O verbo pode ser entendido como propiciar, reconciliar, expiar, mitigar. O substantivo também era usado para indicar uma oferenda que procurava expiação, conciliação.

Era no propiciatório que Deus mostrava-se gracioso e exibia a sua misericórdia.

O termo no dicionário português, diz: ação ou efeito de tornar propício; intercessão, devoção para obter o perdão da culpa. Vaso sagrado em que se oferecem sacrifícios a Deus.

EXAMINANDO O TEXTO:
A instrução geral de João, nesta sua primeira carta é de que não pequemos. Se nós pecarmos temos Advogado junto ao Pai.

Jesus se fez o sacrifício que nos obteve o perdão pela culpa. Isto inclui o nosso pecado e os do mundo inteiro.

Devemos guardar os mandamentos, pois isto mostra que nós conhecemos a Jesus. Quem não guarda os mandamentos não conhece o Pai.

Quem diz que guarda os seus mandamentos e não guarda é mentiroso.

Aquele que guarda os seus mandamentos, tem o amor de Deus aperfeiçoado em suas vidas.

Aquele que diz que permanece em Jesus, deve andar como Jesus andou.

Aps. Bertoni e Alice – 04.6.2000