quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Até aqui nos ajudou o Senhor

1 Samuel 7:1 a 14

  1. Vieram, pois, os homens de Quiriate-Jearim, tomaram a arca do Senhor e a levaram ã casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, filho dele, para que guardasse a arca da Senhor.
  2. E desde e dia em que a arca ficou em Queriate-Jearim passou-se muito tempo, chegando até vinte anos; então toda a casa de Israel suspirou pelo Senhor.
  3. Samuel, pois, falou a toda a casa de Israel, dizendo: Se de todo o vosso coração voltais para o Senhor, lançai do meio de vós os deuses estranhos e as astarotes, preparai o vosso coração para com o Senhor, e servi a ele só; e ele vos livrará da mão dos filisteus.
  4. Os filhos de Israel, pois, lançaram do meio deles os baalins e as astarotes, e serviram so ao Senhor.
  5. Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá, e orarei por vós ao Senhor.
  6. Congregaram-se, pois, em Mizpá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia, e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgava os filhos de Israel em Mizpá.
  7. Quando os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os chefes dos filisteus contra Israel. Ao saberem disto os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
  8. Pelo que disseram a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
  9. Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor o atendeu.
  10. Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
  11. Os homens de Israel, saindo de Mizpá, perseguiram os filisteus e os feriram até abaixo de Bete-Car.
  12. Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.
  13. Assim os filisteus foram subjugados, e não mais vieram aos termos de Israel, porquanto a mão do Senhor foi contra os filisteus todos os dias de Samuel.
  14. E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel lhe foram restituídas, desde Ecrom até Gate, cujos termos também Israel arrebatou da mão dos filisteus. E havia paz entre Israel e os amorreus.

ATÉ AQUI:

A expressão “até aqui”, é igual a uma mão que aponta o passado.

Passaram-se vinte, cinqüenta ou setenta anos e apesar disso, “até aqui nos ajudou o Senhor”.

Através da pobreza, através da riqueza, através da doença, através da saúde, na pátria, no estrangeiro, na terra, no mar, na honra e na desonra, na tristeza, na felicidade, na aflição, no triunfo, na oração e na tentação, nel lar e fora del lar, “até aqui nos ajudou o Senhor”.

PARA FRENTE:

Porém essa expressão de “até aqui”, nos indica também “para frente”.

Quando uma pessoa tem certo sinal e escreve nele “até aqui”, indica que ainda não chegou ao fim e que, por tanto, tem ainda que percorrer certa distância.

Nesse caminho vai ter mais provas, mais alegrias, mais tentações, mais triunfos, mais orações, mais respostas, mais cansaço, mais fadigas, mais forças, mais lutas, mais vitórias.

Depois virão as doenças, a velhice, e a morte.

E com isto termina tudo?

Não!

Ainda existe mais: nos vermos semelhante a Jesus, os relâmpagos, as harpas, os cantos, os salmos, os vestidos brancos, o rosto de Jesus, a companhia dos santos, a glória de Deus, a plenitude da eternidade e a imensidão da Sua glória.

EBENEZER:

Anime-se crente!

E com agradecida confiança levantemos nosso “Ebenezer”, ou seja, “nossa pedra de ajuda” que é Jesus, pois Ele que nos ajudou até aqui, Ele nos ajudará até o fim de nossa jornada.

A fidelidade do Senhor é eterna, sua misericórdia se renova a cada manhã.

Deus nunca mente, suas promessas são verdadeiras, seu pacto é eterno.

Lembra estas promessas de Deus para você neste ano?:

“Neste instante Eu penso em você”;
“Eu nunca me esquecerei de você”;
“Não temas, Eu estou contigo”;
“Eu Sou tua ajuda, Eu Sou teu consolador”;
“Meus olhos estão sobre ti”;
“Minha paz deixo com você”;
“Eu te levantarei nos meus braços e te libertarei”;
“Com amor eterno te amei”;
“Eu restaurarei a tua prosperidade”;
“Tudo quanto fizer prosperará”;
“Nunca perverterei a justiça”;
“Eu cuido da tua parte”;
“Eu faço novas todas as coisas”;
“Eu te darei conselhos e velarei por ti”;
“Outra vez abrirei rios no teu deserto e caminhos na tua solidão ”;
“Você vale muito para Mim”;
“Trar-lhes-ei saúde e os sararei”;
“Eu te escolhi e não te deixarei de lado”;
“Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti”;
“Fortificarei os teus ossos”;
“Põe tua esperança em Mim”;
“Eu te livrarei das tristezas”;
“Eu mesmo me ocuparei de todos os que te oprimem”;
“Minha é a vingança, Eu pagarei”;
“Eu realizarei os desejos do teu coração”;
“Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”;
“Eu te protegerei por onde você queira ir”;
“Eu lhes darei descanso”;
“Deus abençoa aos teus filhos dentro de ti”;
“Eu em pessoa irei adianti de ti”;
“Eu perdoarei teus pecados e vou curar tuas doenças”;
“Eu te guardarei em todos teus caminhos”;
“Eu vou enxugar todas tuas lágrimas”;
“Eu mesmo irei contigo”;
“Tornarei seu pranto em gozo”;
“Derramarei minhas bênçãos sobre os vossos filhos”;
“Eu vou fazer você desfrutar da minha salvação”;
“Você é a menina do Meus olhos”;
“Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”;
“Eu sararei a tua nação”; e,
“Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta de seu coração, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”

Como é maravilhoso esse panorama que essa expressão “até aqui” apresenta ao nossos olhos, quando o consideramos à luz de nosso único e suficiente Senhor e Salvador pessoal: JESUS

Autor do texto base: Carlos H. Spurgeon

Adaptacão por: Licenciado Alfonso Mollinedo Montoya

La Paz-Bolivia, Natal do 2008

Pregado na Igreja Águas Sede pelo Ap. Bertoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário