domingo, 28 de dezembro de 2008

Não temas!

Isaías 41:1 a 29

  1. CALAI-VOS perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as forças; cheguem-se, e então falem; cheguemo-nos juntos a juízo.
  2. Quem suscitou do oriente o justo e o chamou para o seu pé? Quem deu as nações à sua face e o fez dominar sobre reis? Ele os entregou à sua espada como o pó e como pragana arrebatada pelo vento ao seu arco.
  3. Ele os persegue e passa em paz, por uma vereda por onde os seus pés nunca tinham caminhado.
  4. Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.
  5. As ilhas o viram, e temeram; os fins da terra tremeram; aproximaram-se, e vieram.
  6. Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.
  7. E o artífice animou ao ourives, e o que alisa com o martelo ao que bate na bigorna, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então com pregos a firma, para que não venha a mover-se.
  8. Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;
  9. Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
  10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
  11. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
  12. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
  13. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
  14. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.
  15. Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana.
  16. Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel.
  17. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
  18. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
  19. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
  20. Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou.
  21. Apresentai a vossa demanda, diz o SENHOR; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó.
  22. Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas, e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
  23. Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos.
  24. Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe.
  25. Suscitei a um do norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol invocará o meu nome; e virá sobre os príncipes, como sobre o lodo e, como o oleiro pisa o barro, os pisará.
  26. Quem anunciou isto desde o princípio, para que o possamos saber, ou desde antes, para que digamos: Justo é? Porém não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.
  27. Eu sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas novas.
  28. E quando olhei, não havia ninguém; nem mesmo entre estes, conselheiro algum havia a quem perguntasse ou que me respondesse palavra.
  29. Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão.

O que o profeta Isaías estava falando, neste capitulo 41 do seu livro, a respeito do Redentor que Deus estava suscitando sobre o seu povo.

E ele passa a falar Daquele que tem poder para determinar todas as coisas, pois Ele mesmo, é o criador e sustentador de todas as pessoas e coisas, por Ele criadas.

Diz, ainda, que para tentarem se manter, fora dos padrões de Deus, os povos e as pessoas tentam se ajudar, através da criação de ídolos, que nada podem fazer, e não obtêm, com isso, qualquer livramento; pelo contrário, cada vez mais se enredam com os poderes das trevas, pois ficam fora dos padrões que Deus estabeleceu para o homem.

O profeta fala:

Porém Deus tem um tratamento especial e diferenciado para aqueles a quem Ele escolheu para fazerem parte do Seu povo: “Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi descendente de Abraão, meu amigo, tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

Portanto, não há o que temer. Fomos, segundo este texto: eleitos, descendentes espirituais de Abraão, tomados dos nossos caminhos perdidos, trazidos dos cantos mais remotos do tenebroso mundo espiritual para bem perto da luz de Jesus Cristo, feitos servos, escolhidos, não rejeitados.

Quem tem todos estes privilégios, o que deve temer?

... não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

Nada temos a temer, pois Aquele que nos suscitou um Redentor, Jesus Cristo:

  • Está conosco — Ele é o Deus Conosco, o Emanuel. Jesus Cristo nos prometeu que estaria conosco até à consumação dos séculos.
  • É o nosso Deus - Outros podem ter outros deuses, ou confiar em carros e cavalos. Nós, porém, confiamos no Nosso Deus, pois ele é capaz de nos sustentar e nos dar o livramento em todas as situações.
  • Nos fortalece — Não é na força do nosso poder, mas sim na força e no poder do nosso Redentor, que habita em nosso espírito.
  • Nos ajuda — “O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo Deus de. teu pai, o qual. te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. (Gênesis 49:24 e 25).
  • Nos sustenta com a Sua destra fiel - Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido (Salmo 91:5 a 7).

Portanto:

... não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

Não temas! Você tem um Redentor capaz!

Um novo ano está prestes a se iniciar. Tristezas ou alegrias, ou até um misto destes dois sentimentos...Você os está carregando do ano que está passando?

Qual é a sua expectativa e o seu sentimento para enfrentar as lutas e ter vitórias no ano que se inicia?

Talvez por tudo aquilo em que você foi massacrado e pisoteado, por causa das circunstâncias adversas e pesadas que carregou, você esteja se sentindo como um vermezinho, um bichinho, (a nível pessoal), ou mesmo como um povozinho (a nível de igreja).

Lembro-me do sentimento com o qual o povo de Deus enfrentou o desafio de tomar posse da terra prometida: “Também vimos ali gigantes ( os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” (Números 13:33)

Quando Deus se refere aos seus filhos como “vermezinhos”, certamente a visão que Ele tem é de que, em vista de ser Deus, somos realmente ínfimos, pequenos e frágeis. Mas jamais esteve no coração de Deus aquilo que o povo liberto do Egito e pronto para tomar posse de sua terra prometida, tinha de si próprio: gafanhotos frágeis e destrutíveis pelo simples pisar da bota de um inimigo.

Por mais que você seja frágil, existe em você, que tem Jesus Cristo como o Senhor da sua vida, uma força e um vigor que sobrepuja toda fraqueza: em você habita o Espírito Santo de Deus .

Deixe com o ano que está passando as suas fragilidades e fraquezas. Deus tem a sua vida (vermezinho de Deus), na palma de Suas próprias mãos. Ele cuida de você e da sua fragilidade, tornando-o forte e vigoroso. Creia nisso, pois é promessa dele e Ele não falha, nem desiste de você.

E se você tem se sentido parte de um povozinho, creia que Deus tem um tempo certo ( e não tarda), de nos transformar, como igreja, no povo grande, que aos olhos dele, já é visto como as areias da praia ou as estrelas dos céus (incontáveis).

A transformação que Deus quer fazer da minha e da sua vida, como participantes da Sua igreja, é nos preparar a enfrentar os gigantes (os inimigos), com uma quantidade pequena de pessoas (como os 300 de Gideão), pois de forma alguma um dia poderemos dizer que foi pela nossa própria força que realizamos o crescimento da obra que Ele e somente Ele, vai realizar em nosso meio: “Disse o SENHOR a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou”(Juizes 7:2).

Temos que, a cada momento, como povo de Deus, estarmos convictos de que Ele é quem edificará Sua igreja. A igreja é d’Ele e Ele a edifica. Nós somos meros vasos, que poderemos ser utilizados por Ele para essa obra. Mas não somos os edificadores da obra. Ele vai fazer crescer de forma que nunca possamos tomar para nós a glória. A glória é d’Ele.

Além do mais, existe nestes versículos, que tomamos por base para esta meditação, promessas maravilhosas que quero lembrar com você: “ Por que eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel”.

Ele se declara nosso Deus, nos diz que nos toma pela nossa mão direita (a força e o vigor de Sua mão direita com a força de nossa mão direita. Quem nos poderá suportar?), e nos repete insistentemente: Não temas! Não temas! Não temas!

Não temas que te ajudo, ... Eu te ajudo, ...e o teu redentor é o Santo de Israel”.

Como você poderá se sentir vermezinho ou povozinho? Quem te ajuda é, nada mais nada menos que o Santo de Israel. Deixe realmente para trás todo sentimento de fragilidade e fraqueza.

NÃO TEMAS QUE EU TE AJUDO, ... EU TE AJUDO, ... E O TEU REDENTOR É O SANTO DE ISRAEL”.

NÃO TEMAS! NÃO TEMAS! NÃO TEMAS!

Amém!

Ap. Bertoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário