sábado, 29 de novembro de 2008

A Suká na festa dos Tabernáculos

13. no dia seguinte, ajuntaram-se a esdras, o escriba, os cabeças das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, e isto para atentarem nas palavras da lei. 14. acharam escrito na lei que o senhor ordenara por intermédio de moisés que os filhos de israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês; 15. que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades e em jerusalém, dizendo: saí ao monte e trazei ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito. 16. saiu, pois, o povo, trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de efraim. 17. toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas e nelas habitou; porque nunca fizeram assim os filhos de israel, desde os dias de josué, filho de num, até àquele dia; e houve mui grande alegria. 18. dia após dia, leu esdras no livro da lei de deus, desde o primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o prescrito” (neemias 8:13 a 18).

INTRODUÇÃO

O povo de deus mesmo quando em cativeiro, quando liberto quer comemorar a festa dos tabernáculos.

Foi o que aconteceu com o povo quando voltaram para Jerusalém e reconstruíram os muros e os portões.

Desde o tempo de Josué não celebravam a festa e agora voltaram a celebrar.

É muito interessante verificar o tipo de material que eles usaram, pois deus nos revela algumas coisas através dessa construção.

Estou invertendo a ordem, pois há uma lógica em tudo isso.

ÁRVORES FRONDOSAS:

Toda construção, por mais simples que seja deve ter uma estrutura forte e resistente.

A Suká deveria ser feita de tal maneira que permanecesse por 8 dias, sem que caísse.

O troncos de árvores frondosas seriam a estrutura física requerida.

Se pensarmos em 5 troncos devidamente distribuídos teremos uma estrutura resistente.

Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, palavra de Deus e obediência fazem com que a suká espiritual seja estabelecida fortemente em nossa vida.

RAMOS DE PALMEIRAS:

O ramos de palmeiras voltam-se para os céus, como braços levantados em oração e adoração.

A nossa suká espiritual deve ser estabelecida com base na oração e na adoração.

Temos que estar em pé diante do Senhor, como filhos que somos. assim é a palmeira

Temos que nos preparar para comemorar tabernáculos, mas muito mais do que fazermos um teatro, deveremos estar nos preocupando com os aspectos espirituais do que estamos construindo em nossas vidas.

Além disso as folhas das palmeiras sempre estão presentes em festas de grandes vitórias.

Tabernáculos trás vitória para o povo de Deus e devermos estar alçando alto as folhas de palmeiras da nossa vitória, os nossos testemunhos.

RAMOS DE MURTAS:

A murta era conhecida pelo excelente perfume que exalava.

Assim deve ser a nossa vida.

Ao virmos comemorar tabernáculos deveremos estar exalando o bom perfume de Cristo.

porque nós somos para com deus o bom perfume de cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2coríntios 2:15).

Não podemos trazer para dentro da celebração o mau cheiro das fofocas, das intrigas, das calúnias, das difamações, das mentiras, dos desprezos, etc.

Temos que perfumar as nossas conversas e comentários.

Temos que exalar o bom perfume de Cristo para os que crêem e para os que não crêem.

Além disso a murta é reconhecida como símbolo das coisas belas e agradáveis.

RAMOS DE ZAMBUJEIROS:

Os zambujeiros eram cheios de espinhos.

É a oliveira brava.

Por que usar espinhos na construção da suká?

Porque a oliveira brava foi enxertada na oliveira que é Israel.

Por que eles espiritualmente significam que os demônios não poderão chegar perto de nós, porque se machucarão.

Eles representam a proteção espiritual de Deus para nós, como num ato profético.

RAMOS DE OLIVEIRA:

Os ramos da oliveira representam a unção de Deus.

Sem unção nada adianta fazer.

Podemos tecnicamente preparar uma grande festa dos tabernáculos, mas se não houve unção, nada acontecerá.

A palavra nos diz que a unção quebra todo o jugo do inimigo.

A palavra nos diz que a unção nos ensina todas as coisas: “quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou” (1joão 2:27).

CONCLUSÃO:

Quando nos preparamos espiritualmente para a festa de tabernáculos, acontecem coisas tremendas e maravilhosas.

Deus se alegra e nos alegra na festa dos tabernáculos.

AMÉM!

Ap. Bertoni

  • 29.11.08 - Sábado – Mooca - 19h – FT/Aniversário
  • 28.10.05 - Quinta-feira - 20h - Sede
  • 26.10.05 - Domingo - 19:30h - MIVP – Jundiai

domingo, 16 de novembro de 2008

5 tumores de ouro e 5 ratos de ouro

1Samuel 6:1 a 21 e 7:1

A arca do Senhor ficou na terra dos filisteus sete meses. Então os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores para dizer-lhes: Que faremos nós da arca do Senhor? Fazei-nos saber como havemos de enviá-la para o seu lugar.
Responderam eles: Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta enviareis a ele uma oferta pela culpa; então sereis curados, e se vos fará saber por que a sua mão não se retira de vós.
Então perguntaram: Qual é a oferta pela culpa que lhe havemos de enviar? Eles responderam: Segundo o número dos chefes dos filisteus, cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro, porque a praga é uma e a mesma sobre todos os vossos príncipes.
Fazei, pois, imagens, dos vossos tumores, e dos ratos que andam destruindo a terra, e dai glória ao Deus de Israel; porventura aliviará o peso da sua mão de sobre vós, e de sobre vosso deus, e de sobre vossa terra:
Por que, pois, endureceríeis os vossos corações, como os egípcios e faraó endureceram os seus corações? Porventura depois de os haver Deus castigado, não deixaram ir o povo, e este não se foi?
Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa.
Tomai a arca de Senhor, e ponde-a sobre o carro; também metei num cofre, ao seu lado, as jóias de ouro que haveis de oferecer ao Senhor como ofertas pela culpa; e assim a enviareis, para que se vá.
Reparai então: se ela subir pelo caminho do seu termo a Bete-Semes, foi Ele quem nos fez este grande mal; mas, se não, saberemos que não foi a Sua mão que nos feriu, e que isto nos sucedeu por acaso.
Assim, pois, fizeram aqueles homens: tomaram duas vacas que criavam, ataram-nas ao carro, e encerraram os bezerros em casa; também puseram a arca do Senhor sobre o carro, bem como o cofre com os ratos de ouro e com as imagens dos seus tumores.
Então as vacas foram caminhando diretamente pelo caminho de Bete-Semes, seguindo a estrada, andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; e os chefes dos filisteus foram seguindo-as até o termo de Bete-Semes.
Ora, andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale; e, levantando os olhos, viram a arca e, vendo-a, se alegraram. Tendo chegado o carro ao campo de Josué, o bete-semita, parou ali, onde havia uma grande pedra. Fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto.
Nisso os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que se achavam as jóias de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e no mesmo dia os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor.
E os cinco chefes dos filisteus, tendo visto aquilo, voltaram para Ecrom no mesmo dia. Estes, pois, são os tumores de ouro que os filisteus enviaram ao Senhor como oferta pela culpa: por Asdode um, por Gaza outro, por Asquelom outro, por Gate outro, por Ecrom outro.
Como também os ratos de ouro, segundo o número de todas as cidades dos filisteus, per-tencentes aos cinco chefes, desde as cidades fortificadas até as aldeias campestres. Disso é testemunha a grande pedra sobre a qual puseram a arca do senhor, pedra que ainda está até o dia de hoje no campo de Josué, o bete-semita.
Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o senhor o ferira com tão grande morticínio.
Disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante o Senhor, este Deus Santo? E para quem subirá de nós? Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, para lhes dizerem: os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, e fazei-a subir para vós.
Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do Senhor à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do Senhor
”.

Introdução:

Temos, neste jejum que estamos fazendo, buscado a arca do Senhor, ou seja a presença do Senhor.

A presença de Deus não é compatível com outros deuses.

Lemos o final de uma história em que levaram a arca a lugares onde Deus não era o Senhor.

As conseqüências foram terríveis.

Em Asdode colocaram a arca junto com o deus Dagom e Deus reprovou e a estátua caiu uma primeira vez.

A primeira vez Dagom caiu com o rosto em terra.

A segunda vez caiu com a cabeça cortada e as mãos cortadas.

Tumores feriram os de Asdode.

Em Gaza, para onde foi enviada a arca, tumores idem.

A Ascalom, a mesma praga.

A Gate, a mesma praga.

A Ecron, a mesma praga.

O versículo 17 lido diz que em todos esses lugares as mesas pragas se sucederam: ratos e tumores.

Não temos qualquer outra referência a esses ratos.

Ratos atacaram suas searas.

Asdode:

Dagom era o principado dominador

Já vimos o que aconteceu.

Nome significa: poderoso, fortaleza ou assediador.

Um demônio que se considerava forte (fortaleza).

Considera-se poderoso e vimos que caiu diante da presença do Senhor.

E é um demônio assediador.

Cuide de sua casa, pois este demônio quer assediar os seus para fazê-los perderem-se.

Gaza:

Não sabemos o nome do deus que agia ali.

Mas, certamente o nome da cidade nos dá alguma luz, pois significa: forte.

Deus lhes mandou tumores e os ratos atacaram seus silos.

De forte não sobrou nada.

Diz a palavra que foram tremendamente enfraquecidos com a presença do Senhor, através de sua arca.

O homem forte tem que ser amarrado em nossas casas.

Ascalom:

O nome da cidade nos indica seu deus: fogo da infâmia e eu serei pesado (serei peso).

Qual a infâmia que tem lhe atingido e queimado?

Que nível de peso você tem enfrentado no seu lar, casamento, vida profissional e ministerial?

Hoje a presença real do Senhor em sua casa vai lhe dar o poder sobrenatural de tirar toda a infâmia que tem lhe queimado e todo o peso que você tem sentido.

Deus está trazendo libertação sobre sua vida e família.

Gate:

O nome da cidade nos indica seu deus: lagar.

O lagar de Deus é maravilho-so, mas o lagar do inimigo é para nos espremer e nos ferir.

O lagar de Deus faz de nós verter a unção da oliveira e a alegria da parreira.

Ecrom:

O nome da cidade nos indica seu deus: emigração, naturalização, arrancar pelas raízes, extermínio.

O inimigo quer nos fazer ser naturalizados cidadãos do inferno.

Quer nos fazer emigrar para o lado dele.

Quer nos arrancar pelas raízes da presença do Senhor, para que sequemos e morramos, e assim deixemos de dar frutos.

Na verdade ele quer nos exterminar.

Mas a sentença de Deus para ele: tumores e ratos.

Conclusão:

Os sacerdotes dos deuses estranhos e os adivinhadores os orientaram para fazer um ato profético.

Essas coisas são sérias no reino do espírito.

Fizeram oferta pela culpa, para Deus, e não o conheciam.

5 príncipes = 1 rato e 1 tumor de ouro pela vida de cada um.

Ratos eram animais execráveis na presença de Deus.

Tumores eram impuros.

Como ofertar o que o nosso Deus não aceita, mesmo que travestidos de ouro?

Colocar junto a Deus (arca) as coisas abomináveis trás conseqüências.

Os levitas interagem e fazem um verdadeiro sacrifício (culto) a Deus.

Os príncipes, vendo isto fugiram apavorados.

Devem ter ido cuidar dos tumores e matar os ratos.

Os homens de Bete-Semem também tiveram conseqüências.

Não eram sacerdotes e não podiam ter acesso às coisas de dentro da arca, cujo privilégio era dos sacerdotes e levitas.

50.070 deles morreram.

O povo todo chorou.

Hoje Deus quer que como seus sacerdotes tenhamos vitória sobre os nossos inimigos.

Não teremos pragas de ratos roubadores.

Não seremos atingidos por tumores malignos.

Estamos buscando como sacerdotes a arca do Senhor e teremos os benefícios da arca.

A verdade da sua palavra (as tábuas da lei).

O pão dos céus (maná).

A vara de arão (o cajado do Bom Pastor, Jesus Cristo).

Um cajado que não está seco, mas que floresce, porque Jesus Cristo é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales.

Vamos nos apropriar!

Amém!

Ap. Bertoni